segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Diário de design: "Renascença" ─ dia 2.5

Parece awesome, não?
Vejam, um nome de trabalho pro projeto, que legal! :)

Essa segunda entrada do dia é para falar dos livros que peguei na biblioteca da UDESC para a minha pesquisa histórica sobre o período da Renascença em que vou me basear para escrever o cenário, a aventura e muitas das regras. Achei a bibliografia bem completa, se tiverem alguma sugestão de livros, é só falar.

SEVCENKO, Nicolau. O renascimento. 14. ed. São Paulo: Atual; Campinas: Ed. da UNICAMP, 1992.

Esse livro é pequeno, cerca de 80-90 páginas, e dá uma passeada geral sobre todo o fenômeno do Renascimento europeu do século XVI, suas causas, circunstâncias e detalhes gerais. Por ser curto devo terminar de lê-lo ainda essa noite, mais tardar amanhã pela manhã, e devo compartilhar minhas notas sobre a leitura com vocês.

ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger,; DUBY, Georges. Historia da vida privada, 3: da Renascença ao Seculo das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Provavelmente o maior de todos, ainda preciso dar uma olhada com atenção nele, mas pelo que compreendi da sinopse ele deve me ajudar a entender as relações humanas da época. Espero que ele tenha algo sobre a construção do amor romântico, ou vou ter que voltar para a biblioteca novamente.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: UNB, 1991.

Uma peculiaridade que notei sobre os filmes e romances do tema é que eles tendem a concentrar suas histórias na França, deixando um pouco de lado a Itália e outras nações europeias, espero contrapor essa tendência do cinema com essa leitura.

DUBOIS, Claude-Gilbert. O imaginário da renascença. Brasilia: Ed. da UnB, 1995.

Este é outro livro que pretendo que me ajude a entender a mentalidade da época, provavelmente devo ler ele logo depois do livro de Sevcenko.

ANGLO, Sydney. The martial arts of Renaissance Europe. New Haven, CT: Yale University Press, c2000.

A cereja do bolo: um livro inteiro sobre as artes marciais típicas da Europa Renascentista! Esperem encontrar regras na aventura muito fiéis à realidade. ;)

E aí, pessoal, curtiram? Alguma sugestão?

8 comentários:

  1. Sevcenko é bem basicão, mas quebra um galho fodido!

    História da vida privada já li! O restante não conheço. (Vlw! Fica de indicação)

    Nada a ver com nada (lembrei por causa do "martial arts") mas você conhece/assiste uma série chamada Dealiest Warrior?

    ResponderExcluir
  2. O Sevcenko é o básico do básico mesmo, por isso mesmo comecei com ele.

    Deadliest Warrior? Não sei, acho que sim... Não, espera, assisto é o Humam Weapow, essa aí não conheço não. É boa?

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim. Ele é bom pra dar uma "base". (Mesmo que depois perceba que muita coisa do que você leu nele, não era bem assim..)

    Deadliest Warrior é uma espécie de "Caçadores de Mitos" onde eles investigam quem seria o vencedor em crossovers improváveis de guerreiros históricos, tipo Espartano Vs. Ninja, ou Napoleão Bonaparte vs. George Washigton

    Não é super-realista pela proposta, mas legal pra conhecer armas antigas. E a reconstituição do "combate" com o vencedor no final é fueda!

    OK, último episódio chutaram o realismo mesmo e foi VAMPIROS vs ZUMBIS! Mas é praticamente um must pra nerds... 8D

    ResponderExcluir
  4. Livros fodas! Vão te render ótimas ideias!

    Os filmes dos Piratas do Caribe também dão uma boa noção desse período, né? Foi uma época de alta pirataria e de muitos conflitos mesmo.

    Sobre a França, foi essa a época que Paris ganhou o título "Cidade Luz", pois era tida como o maior referêncial de "civilização" da Europa - e não foi por acaso que o Rio de Janeiro ganhou uma arquitetura tão similar, um apelido parecido (Cidade Maravilhosa) e a própria bandeira no Brasil ter sido inspirada na bandeira de Napoleão (um excelente personagem pra se inspirar, diga-se de passagem).

    O episódio da Revolução Francesa também merece atenção.

    O filme "Sombras de Goya" também seria de boa ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Conselho: dá uma olhada no TV Tropes. Pode parecer bobagem porque ele não é feito para ser um wiki 'sério', mas mesmo com o tom de brincadeira o site é bom para pesquisar clichês, temas e elementos comuns de histórias. Eu costumo sempre olhar tópicos relacionados a campanhas que queira mestrar, pra tirar idéias.

    ResponderExcluir
  6. @Daivide, hmm, valeu, vou levar isso em conta.

    @Bernardo, Sombras de Goya já vai pra lista de "filmes para ver", obrigado! Sobre a Revolução Francesa, acho que ela se encaixa menos na Renascença e mais como o início do período contemporâneo.

    @Kimble, sugestão anotada, valeu!

    ResponderExcluir
  7. O Príncipe de Maquiavel
    Meditações de Marco Aurélio
    Alguma coisa sobre a reforma e a contra-reforma religiosa e especialmente sobre Lutero e Guttemberg.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, a Revolução Francesa não é muito depois do medievalismo não, foi mais ou menos no mesmo período que a família real veio pro Brasil (teve a revolução e, logo em seguida, a marcha de Napoleão).

    Tipo, a Revolução foi um dos eventos que encerrou a Santa Inquisição.

    ResponderExcluir