quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Diário de design "Renascença" ─ dia 4

Cartaz do filme de 1952
Hoje foi um dia mais ou menos produtivo, consegui ler mais alguns capítulos do livro do Savcenko e ver o filme Fanfan la Tulipe, de 1952, mas como tive que ler o texto para a aula de História da América de hoje não pude terminar ainda o fichamento do livro. Por isto hoje vamos falar de Fanfan e das minhas considerações sobre ele.

Fanfan é um fanfarrão parisiense do século XVIII que, para fugir de um casamento forçado, acaba se alistando no exército por influência de Adeline, a filha do sargento de recrutamento, que lhe faz uma falsa profecia de que ele casará com a filha do rei. Na estrada para o acampamento de treinamento do exército, Fanfan acaba derrotando um grupo de bandidos e salvando a filha do rei, reforçando-lhe a ilusão da falsa profecia de Adeline. A partir daí várias aventuras são vividas por Fanfan, Adeline e seus amigos e inimigos no exército.

Fanfan la Tulipe é um filme recheado com muita ação, comédia, romance e uma fina, fina ironia. "A guerra é o único esporte dos nobres que os pobres são permitidos a participar!" e "Não haverá necessidade de pensar. O rei pensará por você!" são minhas citações favoritas. Mas o que ele me ensinou de lições foi que a sorte é um elemento central da vida de um aventureiro Renascentista, tanto quanto coragem e habilidade.

Como trabalhar essa questão em TRPG? Através dos pontos de ação me parece ser a opção mais razoável neste momento. Em TRPG os pontos de ação permitem a adicionar dados a uma jogada qualquer ou a sua CA, fazer um segundo teste de resistência para um efeito nocivo não instantâneo, realizar ações extras na rodada e recuperar pontos de vida. É um belo pacote, com um único porém de ser um tanto limitado: um ponto de ação por sessão de jogo. Funciona para uma campanha normal mas, e para uma campanha de capa e espada? 

Acho que o segredo fica na maneira que se ganham mais pontos  de ação: heroísmo, interpretação e intervenção do mestre, conforme descrito na página 125 do módulo básico de Tormenta RPG, rendem, cada, um ponto de ação extra. E se eu aumentar essa recompensa para dois pontos de ação? Isso não apenas permitiria mais "sorte" para os espadachins, mas também faria com que os jogadores se esforçassem mais para criarem situações de heroísmo e interpretação para ganharem tais pontos.

Acho que é um solução simples e elegante. E vocês, o que acham?

5 comentários:

  1. Eu acho que funciona!

    Tenho que assistir esse filme. E "Scaramouche".

    E "A Máscara do Zorro."XD

    ResponderExcluir
  2. A questão da sorte já está bem presente na rolagem dos dados. Pra mim, já fica bem claro a questão de vida ou morte pela sorte e pelo azar no momento de precisar de uma rolagem boa pra salvar a vida do personagem.

    Mas, sobre os pontos de ação, que tal 1 ponto por encontro ou invés de 1 por aventura e manter o ganho de pontos extras normais? Ou, cada jogador rola 1d6 e define quantos pontos de ação tem no começo do dia e mantém o ganho por feitos igual? Acho que rolar a quantidade inicial diária de pontos de ação bem legal nessa questão de viver pela sorte.

    ResponderExcluir
  3. @Davide, valeu por citar Scaramouche, vou ver essa noite.

    @Bernardo, sim, a sorte é bem representada pelos dados, os pontos de ação são um tempero a mais.

    Não acho que fica legal um por encontro em vez de um por sessão de jogo (e não por aventura, que podem durar mais de uma sessão de jogo), pois meio que banalizaria de mais. E o mais importante, não incentivaria o jogador a realizar atos heroicos e interpretação como os pontos extras por heroísmo fazem.

    Eu acho importante colocar na mecânica regras que incentivem a interpretação e o clima heroico do cenário, para colocar os jogadores no caminho certo desde a base.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, tem que tomar cuidado pra não banalizar.

    Mas, ainda acho a ideia de rolar um dado pros pontos heróicos iniciais do dia válidos =P

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito da forma como o personagem ganha pontos de ação em TRPG. A cada nova sessão os pontos são zerados (E o que você faz na sessão passada para ganhar pontos foi por água abaixo).
    Poderia ser elaborado uma nova maneira de se ganhar os pontos (mais próxima da versão original d20).
    E outra coisa, se vão utilizar pontos de ação, que adicione então elementos que faça você usá-los.
    "Como assim, Bode?".
    Ex: No TRPG, tirando a parte onde explicam sobre os pontos de ação, não há mais nenhuma menção a eles no livro!

    Poderia ser feito talentos que sejam ativados apenas com pontos de ação (ou algum efeito similar, como as Manobras de Combate apresentados na DragonSlayer 33).

    ResponderExcluir