sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Diário de design "Renascença" ─ dia 6

Capa do DVD francês de A rainha Margot
Hoje estou na preparação para o final de semana, quase todo dedicado para a pesquisa de referências para o projeto, com exceção de domingo a tarde quando devo mestrar uma partida de Tormenta RPG para os colegas de república.

Como hoje, de modo geral, não tenho muitas coisas para falar para vocês, vou me dedicar um pouco a mostrar o que devo ver neste fim de semana de filmes. Vamos lá?

A rainha Margot: história interessante para entender um pouco mais os efeitos da Reforma Luterana na Europa que iriam culminar no massacre da Noite de São Bartolomeu. Filme de 1994 com a linda Isabelle Adjani.

Orlando, a mulher imortal: de 1992, não tenho muita certeza sobre este, mas a sinopse fala sobre o protagonista passando por quatro séculos de história, talvez valha a pena.

1612, crônicas de um tempo de dificuldades: filme russo de 2007, conta a história da subida ao poder da dinastia Romanov que governou a Rússia durante mais de trezentos anos até a revolução de 1917. Como a Rússia será o modelo de uma nação tipicamente feudal dentro do cenário que pretendo montar, acho importante ter essa referência.

Scaramouche: rodado em 1952, é um filme padrão do estilo capa e espada francês do século XVII e XVIII, o valor dele é o mesmo de Fanfan la Tulipe para mim. Pelo menos agora, antes de assistir, certos filmes surpreendem você, não é mesmo?

Relações perigosas: este é de 1988, e acho que já o vi uma que outra vez na TV aberta, é sobre a futilidade e as rivalidades da nobreza francesa dos séculos XVII e XVIII. Óbvio que é importante para mim assistir para conseguir pegar o clima dessa corte monárquica para passar isso para vocês no livro, certo?

Essa aí é minha playlist para o fim de semana, além de ir adiantando a leitura dos artigos diversos da História da vida privada, vol. 3: da renascença ao século das luzes, que é um livro grande pacas (+600p) para se ler em pouco tempo. E vocês, que farão no fim de semana? :)

Ah, e lembrem-se de votar na enquete ao lado, é importante!

Um comentário:

  1. Vou coçar o saco em casa, já que parte do meu grupo vai prestar Enem e outra parte vai fiscalizar.

    E falando em Fanfan, o filme que te falei por twitter "Tudo Pela Honra" em português, é um remake do filme de 52. Vale a pena dar uma conferida também,tanto pelos combates quando pela Penélope Cruz (No papel de Adeline)
    http://www.youtube.com/watch?v=fvvAR7tUQF8

    ResponderExcluir