sábado, 3 de março de 2012

Eventos em Florianópolis, todos curtem!

Agora que os dois eventos que tinha me proposto a organizar aconteceram acho que vale a pena fazer um apanhado geral de tudo o que aconteceu, os erros e os acertos de cada um.

1ª Sexta Narrativista

A 1ª Sexta Narrativista sofreu com algum problemas advindos do processo de mudança da loja onde aconteceria o evento, a Toca Revistaria, já que aconteceu um imprevisto e a mudança não pode ser concluída por questões burocráticas, tornando inúteis os cartazes que nós tínhamos criado para o evento (com o endereço novo da loja).

Da esquerda para a direita, César "Kimble", eu, Tiago, Pedro e
Juana, 2 orientadores e 3 dos jogadores da 1ª Sexta Narrativista!
Ainda assim o show tem que continuar e seguimos em frente com o evento, que aconteceu na praça de alimentação da galeria onde ficava a antiga Toca. Distribuí os livretos de playtest de Cosa Nostra e cadastrei os interessados em participar do sorteio do exemplar de Fiasco gentilmente cedido pela Retropunk Game Design, depois organizei uma mesa de The Shotgun Diaries com cinco pessoas. Infelizmente um dos outros dois mestres/orientadores que chamei para o evento furou, e teve gente indo embora sem ter a chance de aprender a jogar um RPG narrativo, mas o César "Kimble", do Ponei Raiders, salvou a noite e orientou uma mesa de Fiasco também. No fim, o evento contou com cerca de vinte pessoas, tendo 16 delas se cadastrado para o sorteio do exemplar de Fiasco, e cerca de dez participaram nas mesas de jogo.
A galera reunida no final da 1ª Sexta Narrativista

O que identifiquei de erros e possíveis melhorias a serem feitas no evento: 
  1. É preciso confirmar com orientadores/mestres na semana do evento e novamente no dia, para evitar surpresas e furões. 
  2. É interessante abrir um cadastro de mesas com antecedência, ajudando os mestres/orientadores a diminuir a perda de tempo com a organização dos jogadores no evento em si.
  3. Fizemos o sorteio do livro com 1d20 e conferindo o resultado com o número do cadastro para o sorteio. Como o evento foi bastante informal e isto foi feito na frente de todo mundo, até não tem problema, mas preciso pensar em um sistema mais confiável de fazer estes sorteios de livros.
  4. Nem minha culpa ou do pessoal da Toca, mas as sucessivas mudanças de endereço na divulgação atrapalharam com certeza o evento. Mas com a mudança para a nova loja completa este é um problema resolvido.
Evento de Lançamento do Tormenta RPG Escudo do Mestre

Este já estava previsto para ser um evento pequeno, apenas uma conversa informal sobre os rumos do cenário, eu mestrando a aventura O Covil do Terceiro e o sorteio de um Bestiário de Arton, patrocinado pela Toca Revistaria. Mas me surpreendeu positivamente com um público até maior do que tinha imaginado. A Toca ficou tão cheia entre o pessoal do evento, das mesas de Magic e de Heroclix, que a administração já fala em comprar mais mesas!
A casa nova da Toca cheia até estourar!

Mestrei a aventura para seis jogadores, enquanto mais quatro pessoas observavam o jogo de fora, e o jogo foi tão bom que teve jogador passando da hora e perdendo o último ônibus para casa, e nem por isso ficou chateado! No fim, o sorteio do Bestiário de Arton acabou rolando já passando das 11h da noite, e o ganhador foi o Lucas Mira, que segura o prêmio nas mãos na foto abaixo.

Com isto aprendi que é possível organizar um evento bem legal com tão pouco como apenas uma mesa de jogo. Agora imaginem como vai ser legal o Dia de Tormenta, então? :)

Os seis aventureiros a vencer o Covil do Terceiro, da esquerda para a direita: eu,
Satori, Lucas Mira (o orgulhoso ganhador do Bestiário de Arton autografado),
Lucas, Vitor, Pedro e, sentado, Heitor.

Próximos eventos

Para este mês de março devem rolar mais dois eventos: primeiro deve vir a 2ª Sexta Narrativista, numa data ainda a definir, mas provavelmente no dia 23, e o Dia de Tormenta, a princípio no dia 30 de março, se a memória não me falha agora.

A 2ª Sexta Narrativista só deve acontecer se conseguir consertar os pontos que citei até aqui: conseguir orientadores confiáveis, abrir um cadastro de mesas de jogo e melhorar o sistema de sorteio. 

Para o primeiro e segundo pontos serem resolvidos, vou pedir a ajuda de vocês: você mora em Florianópolis e poderia orientar uma mesa de um jogo narrativista? Entre em contato comigo pelo e-mail jpf.programador@gmail.com com seu nome, e-mail e telefone para contato, o jogo que deseja mestrar/orientar e especifique se será uma mesa aberta (aceitando jogadores que se cadastrem no dia do evento), e neste caso qual o máximo de jogadores que você aceita, ou fechada (se você já tem um grupo de jogadores completo), neste caso informe o número de jogadores esperado.

Já o terceiro ponto fica por minha conta mas aceito sugestões. Mesmo.

Bom, por enquanto é isto e espero por vocês nos próximos eventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário