quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma história da China

Esta última segunda-feira tive a oportunidade dupla de ter dinheiro no bolso e tempo para sair. Gastei o que podia num livro que me chamou a atenção quando fui na Saraiva: História da China, de J.A.G. Roberts. E, caramba, não me decepcionei com os mais de oitenta reais que o livro me custou.

A história da China é espetacular. Cada período parece ter saído de um romance de George R. R. Martin, tem grandes heróis, vilões poderosos, líderes de grupos criminosos usurpando, por pouco tempo, o trono imperial, grandes tragédias de amor, como a descrita na Canção da Dor Infinita, em que o imperador Xuanhong é obrigado a ordenar a execução de sua amada Yang Guifei, e todo tipo de história espetacular.

Para completar, consegui colocar as mãos numa versão online d'O Romance dos Três Reinos, um romance histórico chinês ambientado na era dos três reinos após a queda da dinastia Han, e no famoso Jornada para o Oeste ou Rei Macaco, Jornada para o Oeste, também conhecido como o-romance-que-inspirou-dragon-ball, agora falta só achar o Margem da Água e o Dream of the Red Chamber para juntar os chamados Quatro Grandes Romances Clássicos chineses.

Recomendo a vocês todos estes livros, espero que curtam eles tanto quanto estou curtindo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário