domingo, 18 de novembro de 2012

Diário de Design do Cosa Nostra #2

Este mapa diz mais do
que você imagina?
E chegamos a mais um diário de design do Cosa Nostra. Hoje vou falar um pouco sobre a pesquisa que venho fazendo para escrever sobre as duas cidades que aparecerão no módulo básico: Chicago e Nova Iorque.

A pesquisa sobre essas cidades roda em dois eixos básicos. Primeiro, o estilo de vida daquela época para as diferentes classes sociais destas cidades. Esse é um campo mais geral que deve aparecer em separado das descrições de cada cidade, já que pode ser usado para ambientações em qualquer grande cidade americana da época (as europeias, por causa da Grande Guerra, em geral estavam em processo de reconstrução e apresentavam um clima diferente). O segundo é descobrir os principais acontecimentos da época em vários ramos.

Para a minha pesquisa tenho usado uma série de recursos para obter fontes preciosas e meu treinamento como historiador para analisar estas fontes. Um exemplo é o site The Living City, um projeto do Center for the History & Ethics of Public Health da Universidade de Columbia, que nas palavras de um dos criadores é "uma iniciativa de biblioteca digital criada para capturar a experiência de vida, saúde e transformação urbana durante as décadas entre o fim da Guerra Civil Americana e o fim da Primeira Guerra Mundial". O site não apenas apresenta um resumo do espírito e acontecimentos de cada década como também uma linha do tempo apresentando acontecimentos significativos daquele período. Por exemplo, em 1920 a taxa de mortes a cada mil habitantes era de 14,25 a cada mil. Em 2010 essa taxa chegou a 6,4 para cada mil. Mas estes dados são referentes a número de mortes em geral, resta saber como seriam o número de mortes violentas, não?

O Policy Maps diz que o número de assassinatos em Nova Iorque em 2010 foi de 536 pessoas, gerando um taxa de 6,56 casos por 100 mil habitantes. Parece e é um número pequeno. De fato, Nova Iorque, nos dias de hoje, é uma das cidades mais seguras do mundo se não a mais segura. Mas nos dias de glória da Máfia isto devia ser diferente, certo? Não. De fato. Os gráficos mostram que o índice de homicídios era de fato menor ou apenas levemente superior (e apenas durante a Grande Depressão) durante as décadas de 20 e 30, sendo que a grande escalada da violência aconteceu entre os anos 60 e 90. Grande surpresa, hein? Dessa lição podemos tirar que apesar da presença da Máfia a cidade de Nova Iorque era também extremamente segura e pacífica para se viver durante os anos 20 e 30.

Outra forma de aprender muito é através de mapas da época, como este mapa de Nova Iorque em 1879 e este outro das linhas de metrô na mesma cidade em 1930. Dá para ver que em 1930 havia sido construída uma ponte ligando Wards Island ao resto da cidade. Fazendo um pouco de pesquisa rápida na internet descobrimos que a ponte, cujo nome aparece meio riscado no mapa mas se chama Triborough Bridge ou simplesmente Triboro Bridge como aparece no mapa, havia começado a ser construída em 1929, mas não ficou pronta até 1936, beneficiada pelo dinheiro do New Deal. Ela custou $60 milhões de dólares, ajustando pela inflação provavelmente saltaria para quase $1 bilhão atualmente. E todo esse dinheiro certamente deve ter atraído a atenção das Cinco Famílias, certo?

O artigo da Wikipédia não cita nenhum escândalo, mas é uma das possibilidades de ganchos de história a se colocar para os leitores, afinal é uma história de ficção, não um jogo realmente fiel à História. O importante é olhar para trás e identificar possibilidades de jogo. É com este compromisso que faço minhas pesquisas para o jogo. E aí, o que acharam?

Um comentário: