segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mega City anunciado!

Melhor que o Ryu com duas certezas... digo, bem...
A Jambô Editora acaba de anunciar o primeiro cenário exclusivo para 3D&T Alpha. Trata-se de Mega City, escrito por Gustavo Brauner, que deve chegar às lojas em breve. Junto com o anúncio a Jambô liberou uma prévia de duas páginas internas do livro, além de capa e contracapa. Mega City terá 144 páginas em preto e branco e capa brochura, mas o preço ainda não foi anunciado pela editora gaúcha.

O primeiro cenário totalmente voltado para 3D&T!

Existem grandes cidades onde o mundo se encontra. Tudo que é possível acontece. Tudo que existe está ali. Tudo que é real tem seu lugar em algum bairro, gueto ou casa de shows.

E existe a Cidade das Cidades. Onde o impossível está em cada esquina.

MEGA CITY é o primeiro cenário totalmente voltado para 3D&T, perfeito para acomodar os poderes extremos deste jogo. Aqui você pode desafiar supervilões dos quadrinhos, lutar em torneios de artes marciais secretos, viver no futuro dos robôs atômicos, explorar o mundo sombrio dos seres sobrenaturais, ou mesmo
correr o maior dos riscos: ser um aventureiro (mais ou menos) normal em meio a isso tudo.

Você, herói extremo de 3D&T, tem agora o merecido palco para suas batalhas.

— Marcelo Cassaro


Mega City é um cenário de campanha completo para 3D&T. Com material para mestres e jogadores, traz diversas novidades para o RPG mais popular do Brasil.

Na Cidade das Cidades você irá encontrar:
  • História, geografia e política de Mega City, uma metrópole moderna que permite todo o tipo de aventuras.
  • Um mapa completo de Mega City.
  • Personagens super-heróis, com mais de 50 superpoderes. Proteja-se com um campo de força ou ataque com o tamanho de um gigante!
  • Personagens lutadores, com 23 manobras de combate, além de cinco vantagens para dominar a Força Treva.
  • Personagens robôs, com 28 equipamentos tecnológicos — e regras para criar os seus próprios.
  • Personagens sobrenaturais, com seis clãs de vampiros, três tribos de lobisomens, três coros angelicais e três castas demoníacas, cada uma com poderes exclusivos.
  • Personagens realistas, com 20 novas vantagens e 16 novas desvantagens.
  • Aventuras prontas para cada mini-cenário, para começar sua campanha sem perder tempo.
  • Regras para misturar todos os mini-cenários, com mecânicas para equilibrar os diferentes tipos de personagens.
Crie sua Mega Campanha!

sábado, 19 de maio de 2012

Will Wheaton, Felicia Day e o melhor canal nerd do YouTube

The Guild é um velho conhecido dos nerds, com quatro temporadas da web-série sobre hard gamers que acabam acabam levando a parceria no jogo para uma disfuncional amizade na vida real, além de alguns videoclipes de músicas que se tornaram clássicas na nossa comunidade como Do You Wanna Date My Avatar e Game On, e Felicia Day se tornou uma verdadeira estrela nerd, com participações especiais em seriados como Supernatural e oportunidades para produzir web-séries como por exemplo Dragon Age: Redemption.

Will Wheaton é uma figura já mais antiga na mitologia nerd, parte por seu papel como Wesley Crusher em Star Trek: The Next Generation, parte por sua capacidade de se meter em todo tipo de projeto legal, como ator em filmes independentes e seriados como Leverage, Numb3rs e The Big Bang Theory, videogames como GTA San Andreas ou animes como Naruto e Gundam Unicorn.

Da fusão dessas duas mentes criativas surgiu o melhor canal nerd da atualidade no YouTube, Geek and Sundry, que inclui cinco programas atualmente, The Guild, a web-série da qual já falamos aqui, Sword & Laser, um videocast sobre literatura fantástica e sci-fi, Dark Horse Motion Pictures, com quadrinhos da editora americana em vídeo e narrados, The Flog, o videocast pessoal de Felicia Day, e finalmente Tabletop, o mais próximo de nós RPGistas.




Tabletop é o show de Will Wheaton sobre jogos de mesa, categoria que parece incluir jogos de tabuleiro, dice games e, apesar de não terem  aparecido até agora, RPGs. A proposta do programa é trazer celebridades do universo nerd e além para jogar e se divertir. Até agora já passaram pelo programa celebridades como Colin Ferguson e James Kyson jogando de Small World a Ticket to Ride, passando por dice games como Zombie Dice. É meu programa preferido atualmente junto com The Deadliest Warrior, e recomendo mesmo acompanharem o canal e especialmente Tabletop.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Paizo não entende financiamento coletivo?

Recentemente a Paizo Publishing, a editora que um dia foi uma empresa terceirizada pela Wizards e hoje bate em vendas o carro-chefe em RPG da antiga patroa, abriu uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter através de sua subsidiária GoblinWorks. Para quem vê a página da campanha e os mais de oitenta mil dólares já angariados pelo projeto pode se perguntar por que diabos esse título provocativo, mas calma, tenho meus argumentos.

Minha primeira observação é o objetivo do financiamento, um demonstrador de tecnologia para o futuro Pathfinder Online, que apesar de por si só ser válido me leva a compreender um problema fundamental com o entendimento da Paizo e sua subsidiária sobre financiamento coletivo: a participação dos financiadores coletivos é secundária, em vez de central. Ou seja, a Paizo não fez essa campanha com o objetivo de fazer seu MMORPG acontecer através de uma comunidade de financiadores, mas com o objetivo de usar o apoio dessa comunidade para obter financiamento junto a fontes tradicionais.

É uma (estúpida) inversão completa do objetivo do próprio Kickstarter e outros sites de financiamento coletivo  de tirar os investidores comuns da equação necessária às startups e fornecer liberdade criativa quase completa. Essa jogada causa problemas em muitos níveis, já que a Paizo deseja fazer um MMORPG no estilo sandbox, com objetivos diversos para jogadores além do matar/upar/pilhar/zoar os noobs dos MMO tradicionais, e investidores tradicionais são conhecidos por, bem, serem tradicionais e não gostarem de mexer em fórmulas que dão certo, de maneira que eles não apenas desistem de uma liberdade criativa que teriam se escolhessem criar o jogo junto a comunidade, como também praticamente assinam uma sentença de morte para a maioria dos seus objetivos com o jogo em si.

As recompensas oferecidas também são bastante estúpidas. A editora parece não compreender que financiamento coletivo não é caridade em troca de uns presentinhos, mas um verdadeiro investimento onde você espera, pelo menos, receber o valor investido de volta ao final do projeto. Entre recompensas ridículas como receber um ícone no fórum da produtora identificando você como um (otário) contribuinte de trinta dólares, e absurdas, como a recompensa de cinquenta dólares em que você recebe um livro de 64 páginas que poderia adquirir por dez dólares na sua loja de RPG local, muito pouco se salva, a recompensa mais interessante, fazer parte do grupo de testes da versão beta do jogo, exige uma contribuição de absurdos mil dólares!

Para terminarmos isto, lembra de você duvidando de mim por causa do "sucesso" da campanha? Bem, vamos lembrar que Pathfinder é o RPG mais vendido dos EUA nos último dois quadrimestres segundo o ranking do ICv2, batendo o legendário D&D, de tal forma que te pergunto, meu querido, um jogo que vende dezenas de milhares, talvez centenas de milhares, de unidades e tem apenas pouco mais de mil e quatrocentos apoiadores em pouco mais de uma semana de campanha não é um pouco estranho? Até mesmo Violentina fez mais sucesso em termos relativos que essa campanha da Paizo, e era apenas um jogo desconhecido de um autor desconhecido até então! Ainda coloco muita fé na qualidade dos produtos da editora, mas espero que depois deste fiasco a Paizo tente compreender exatamente como funciona o financiamento coletivo antes da próxima tentativa, não acham?

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prévia da DragonSlayer #37

Teve um elfo aí que matou mil, imagina esses 4 então





A Jambô Editora anunciou ontem a prévia da DragonSlayer #37 e esta edição traz a continuação da Saga Élfica! Com a aventura intitulada A invasão de Lamnor a história dos elfos artonianos chega a um novo capítulo pelas mãos de Gustavo Brauner. Além da aventura para Tormenta RPG, a edição #37 trás três especializações para Dragon Age RPG direto do Conjunto 2 do jogo, a continuação da nova história em quadrinhos de Marcelo Cassaro, 20 Deuses, e todas as sessões típicas da revista também marcam presença.

Destaque para a resenha de Violentina, o RPG nacional que superou todas as expectativas na sua campanha de financiamento coletivo em 2011, que deve apresentar o jogo para um público mais diverso que os que conheceram o jogo através da internet. DragonSlayer #37 tem 64 páginas coloridas e capa mole por R$ 14,90.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

HQ de Pathfinder ganha prévia

Uma das capas variantes de Pathfinder #1
A história em quadrinhos de Pathfinder, escrita por Jub Zubkavich e com arte de Andrew Huerta, acaba de ganhar uma prévia muito boa que você pode conferir lá no Bleeding Cool. A arte está espetacular, e a sequência de ação mostra que podemos ter boas expecativas sobre esta HQ.

Pathfinder sairá pela Dynamite e terá 40 páginas por US$ 3.99 e além da HQ trará um poster, fichas de personagens e um mapa para você poder jogar com os personagens e localidades que aparecem na história, o que, para mim, demonstra ser um bom combo de HQ com RPG como poucas vezes se viu (lembro das Holy Avengers com pequenas adaptações de vez em quando, nesse sentido).

Mundo bizarro!

Em homenagem aos magos quênianos trago uma singela magia para Tormenta RPG:

Prisão Sexual
Nível: arcana 5 (encantamento)
Tempo de Execução: 10 minutos
Alcance:
ilimitado
Alvo: 1 criatura
Duração: permanente
Teste de Resistência: Fortitude anula

Esta magia faz com que o alvo fique preso a seu parceiro durante o próximo intercurso sexual. Você sabe como.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Exposição de RPG no SESC Carmo em SP

Paulistas da grande capital, atenção, está rolando este mês, de 4 de maio a 4 de junho, a exposição O Universo Mágico do RPG no SESC Carmo, com entrada livre. A exposição funciona de segunda a sexta das 9h às 20h na Área de Convivência.

Miniaturas de personagens próprios de diversos sistemas de jogo e universos, além de personagens de histórias que inspiraram jogos de RPG, como Call of Cthulhu (H.P. Lovecraft), Senhor dos Anéis (Tolkien), etc. O público poderá apreciar objetos usados no funcionamento do jogo, como dados dos mais diversos formatos e quantidade de faces; artefatos utilizados em Live Actions (modalidade em que o jogo é encenado) como taças e adagas “rituais”, presentes principalmente em jogos que se passam em universos medievais mágicos, além de vestuários característicos das personagens dos universos e sistemas de jogo, como guerreiros medievais, magos, vampiros e lobisomens.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma história da China

Esta última segunda-feira tive a oportunidade dupla de ter dinheiro no bolso e tempo para sair. Gastei o que podia num livro que me chamou a atenção quando fui na Saraiva: História da China, de J.A.G. Roberts. E, caramba, não me decepcionei com os mais de oitenta reais que o livro me custou.

A história da China é espetacular. Cada período parece ter saído de um romance de George R. R. Martin, tem grandes heróis, vilões poderosos, líderes de grupos criminosos usurpando, por pouco tempo, o trono imperial, grandes tragédias de amor, como a descrita na Canção da Dor Infinita, em que o imperador Xuanhong é obrigado a ordenar a execução de sua amada Yang Guifei, e todo tipo de história espetacular.

Para completar, consegui colocar as mãos numa versão online d'O Romance dos Três Reinos, um romance histórico chinês ambientado na era dos três reinos após a queda da dinastia Han, e no famoso Jornada para o Oeste ou Rei Macaco, Jornada para o Oeste, também conhecido como o-romance-que-inspirou-dragon-ball, agora falta só achar o Margem da Água e o Dream of the Red Chamber para juntar os chamados Quatro Grandes Romances Clássicos chineses.

Recomendo a vocês todos estes livros, espero que curtam eles tanto quanto estou curtindo! :)